Curso de Flauta-Transversal
Nosso curso de flauta-transversal é direcionado a todos os níveis, iniciantes, intermediários, avançados ou especialistas que queiram se aperfeiçoar tal como também é construído de forma que possa atender á todas as idades. Se você quiser conhecer nossos professores para obter mais informações, entre em contato a qualquer momento ou faça uma aula experimental gratuita.
Flauta-Transversal
O curso de flauta-transversal é focado na leitura, postura, entonação, técnicas e educação do ouvido musical para um bom desenvolvimento pessoal e profissional para atuar em orquestras e grupos musicais populares.
Flauta-Transversal
O curso de flauta-transversal é focado na leitura, postura, entonação, técnicas e educação do ouvido musical para um bom desenvolvimento pessoal e profissional para atuar em orquestras e grupos musicais populares.
Tópicos do curso
Os tópicos serão abordados através de exercícios específicos e de peças musicais, segue um pequeno resumo abaixo:
Primeiro Contato
Posturas, técnicas básicas e familiarização com o sistema de ESCRITA DO INSTRUMENTO.
Limpando o Som
Utilizando alguns exercícios e musicas daremos enfase na QUALIDADE SONORA.
Tocando Junto
Backing track e Playbacks serão usados para obter a percepção e TOCAR EM GRUPO
Repertório
Neste módulo o foco será totalmente no gosto pessoal do ALUNO.
Técnicas
Aprimoramento e introdução de novas técnicas para uso em SEU REPERTÓRIO.
Pauta em Foco
Leitura de partituras de obras simples e de fácil reconhecimento POPULAR.
Escalas e Campo Harmônico
Estruturação e funcionamento dos tons musicais em âmbito TEÓRICO.
Mãos a Obra
Com o conhecimento já adquirido acharemos os tons de algumas musicas SIMPLES.
Escalas na Prática
Tons tirados, agora vamos improvisar usando os modelos de escalas NA PRÁTICA.
Sofisticando a Leitura
Vamos nos aprofundar mais na leitura da partitura com peças de âmbito CLÁSSICO.
Leitura e Escrita
Leitura a primeira vista somando ao início do estudo de PERCEPÇÃO RÍTMICA.
Aguçando o ouvido
Ditados de percepção rítmica e melódicas para a escrita de PEQUENAS MELODIAS.
A Flauta-Transversal
A Flauta-Transversal (anteriormente “Traversiere”) é um dos instrumentos de sopro mais agudos e pertence à família da madeira, pois antigamente também era de madeira. Seu nome deriva da forma como é tocada ou seja, lateralmente.
A flauta mais antiga parece data de 50 mil anos atrás, feita com o fragmento de fêmur de um urso encontrado na Eslovênia, mas alguns depoimentos também a situam na Índia e na China. É certo que este instrumento musical, sendo também de fácil construção, frequentou durante muito tempo os grupos musicais chamados a animar as cortes por toda a parte.
Muito difundida na música popular, também pela capacidade de evocar ambientes bucólicos e pastorais, a flauta foi uma das protagonistas da música e das artes do século XVI ao século XIX.
A atual potência sonora foi alcançada graças a melhorias, tanto ao nível dos materiais de construção como da mecânica, que se iniciaram na Idade Média e culminaram no século XX com a introdução de várias ligas metálicas como o níquel, a prata e o ouro.
Atualmente a Flauta Transversa está entre os instrumentos de sopro mais populares e procurados, seu timbre persuasivo mas ao mesmo tempo agudo e brilhante, suas variações de sonoridade e sua flexibilidade de execução, tem conseguido conquistar músicos e público com sucesso.