Este incrível instrumento nasceu em meados do século XVII no norte da Itália e conheceu seu pleno desenvolvimento no “gênero musical culto” no final da era barroca, quando foi definido como a verdadeira “voz da música clássica’’.
O violino é um instrumento de cordas e pertence à família de arco e violas. Consiste em um corpo curvilíneo a partir do qual existe um braço curto com quatro cordas afinadas em intervalos de quintas, que terminam na parte inferior da câmera de ressonância.
De fato, é considerado um dos instrumentos com maiores peculiaridades expressivas que podem ser divididas em vários tipos, dependendo das “pinceladas do arco” da posição em que você toca e até mesmo o tipo de corda. Os efeitos sonoros que podem sair dele variam de vibrato a glissando, de sons harmônicos a staccato. Até os timbres podem ir do mais agudo ao mais grave, obtendo assim uma variedade incrível dos sons e melodias.
Suas enormes habilidades expressivas o levaram a ser um dos instrumentos mais bem adaptáveis à produção de musical de vários estilos como: Clássica, Country, Jazz, Pop, Rock, Hip Hop entre outros…