O violino elétrico é um eletrofone, embora às vezes seja chamado de cordofone. É um violino com amplificação sonora eletrônica através de captadores integrados.
O violino clássico e o violino elétrico são tocados da mesma maneira, mas o efeito é diferente. De fato, enquanto no violino clássico é o atrito do arco nas cordas que produz o som dentro da caixa harmônica (sem o uso de corrente ou bateria), o violino elétrico não possui a caixa harmônica e, para produzir sons, deve ser conectado a um amplificador externo.
Uma das peculiaridades do violino elétrico é a geração de tons e efeitos muito particulares, graças à eletrônica, mas, ao mesmo tempo, simulando perfeitamente um violino clássico.
Os violinos amplificados eletricamente são utilizados desde os anos 1920 pelos músicos de jazz e blues, mas é nos anos 90 que eles começam a ser produzidos de maneira cada vez mais sofisticada e com sons originais, para obter um sucesso significativo no mundo da música e trazer muitos artistas para tocar com este instrumento diferentes gêneros, rock em primeiro lugar.
Assim, o violino elétrico marca a transição da “música culta”, à qual tradicionalmente o violino sempre pertenceu, à ” música popular “.