O Gênero Musical
Desde os primeiros dias, o jazz incorporou os gêneros da música popular americana em seu idioma, do ragtime ao blues, da música leve à música culta, principalmente americana. Nos tempos mais recentes, o jazz se misturou a todos os gêneros musicais modernos, incluindo os não americanos, como samba, música caribenha e rock.
Antes de ser uma forma musical, o jazz é um fenômeno social que entrou na alma com elegância e requinte. Uma forma de comunicação nascida entre o final de 1800 e o início de 1900 para dar voz à esperança de uma vida melhor para os escravos afro-americanos nos EUA, e se tornou o gênero preferido para a música “ear” em Nova Orleans e Louisiana.
A vocalidade expressa durante os trabalhos nas plantações, seus princípios e expressividade permanecem na música jazz: a melodia é construída à medida que conceitos e períodos lexicais são construídos na comunicação verbal; da mesma forma, os silêncios que distinguem a fala e contribuem para a criação de significado são assimilados na improvisação e nas melodias. Por esse motivo, os principais elementos do jazz são ritmo e improvisação, e por esse mesmo motivo que desde os primeiros tempos, a linguagem do jazz transformou os gêneros da música popular (americana) em seu próprio gênero, gêneros que queriam a todo custo dizer algo e faça-se entender e depois misture-se com ritmos e estilos mais modernos, como rock ou música caribenha.